Amigas do Peito

amigas gif 3

27 junho 2006

Queridas Professoras!

A minha primeira Professora chamava-se Mãe. Comecei a ir à escola dentro da barriga dela e, talvez por isso, e, pelo amor que ela tinha à sua profissão, tal como o Pai dela tivera, sempre achei que ser Professor(a) era algo de muito bonito.
Aquilino Ribeiro eternizou o seu gosto pelo saber "Que bonito é saber!" num dos seus livros, em que recorda a sua Professora da instrução primária. Hoje, como em pequena, a minha admiração pelas mulheres e homens que dedicam a sua vida ao ensino, mantém-se igual. Igual porém, não é o modo como este país, sobretudo através de muita imprensa e de muitos políticos, olha os Professores. E, deviam... ou será que foram todos maus alunos e a recordação dos seus mestres lhes trás uma má imagem de si mesmos?
Há anos estive no Brasil. Quando saí do aeroporto, ao tomar o autocarro que me levaria à cidade de Florianópolis, deparei com um enorme cartaz que dizia mais ou menos o seguinte: "Professores de hoje, o Brasil agradece-vos os seus bons homens do Futuro!"
Creio que fiquei com lágrimas nos olhos. Bonita maneira de tornar clara a importância de ser Professor. Subtil aviso para que se seja cumpridor. Inteligente forma de agradecer e responsabilizar! Quem dera que a Sr.a Ministra pudesse agir assim! Quem dera que os seus Secretários lhes dessem assim bons conselhos! Que tal começarem por ir à escola e, como outro Pofessor qualquer, fizessem umas actividades de substituição numa qualquer escola pública, numa turma de 6º ou 7º ano de escolaridade?! Gostava, do fundo do coração, que fizessem a experiência e a deixassem filmar. Talvez não falassem depois em "montagens" e coisa parecidas.
Em nome das Amigas do Peito, mesmo daquelas que já morreram de cancro da mama e estiveram quase até ao fim a dar aulas aos seus alunos, agradeço a todas e todos que ainda resistem e são capazes de continuar a despertar, nos seus alunos e nos seus amigos, o gosto pelo saber. Obrigada, Professoras! Obrigada,Professores!

a comentar

2

At quarta-feira, 28 junho, 2006, Blogger Madalena disse...

Palavras arracadas do mais dentro de ti. Eu sei. Quem nos dera que ela te ouvisse. Não creio. Os Ministros são cada vez mais uma engrenagem da engrenagem. Um dia esta vai fazer como a outra: bater com o salto do sopato no soalho do último andar do edifício do Ministério da Educação e dizer que daí para baixo não manda nada.Beijinhos, mana!

 
At sábado, 01 julho, 2006, Blogger Teresa disse...

Vim até aqui pela mão da Madalena.

Palavras que são de todos nós, aqueles que ainda hoje recordam os eus professores e lhes têm respeito. Sim, respeito, algo que sucessivas reformas sem conteúdo nos tirou e que agora teremos que conquistar para as gerações vindoras. Já não será para o meu tempo que se está a esgotar. Pelos vistos no Brasil ainda se acredita que os professores têm nas suas mãos o futuro do país e por isso lhes agradecem. Cá já não se acredita em nada. Infelizmente. Perdão acredita-se no futerbol!

 

Enviar um comentário

<< Home